De acordo o Tribulus Power Bula, o suplemento natural pode ser usado para tratar a Síndrome do homem irritável, trazendo equilíbrio aos hormônios masculinos.
Quer saber por que alguns homens estressados ficam irritados, nervosos ou emocionais a ponto de explodir em lágrimas? Bem, essas mudanças de humor podem estar ligadas ao colapso do hormônio masculino testosterona.
Veja nesta matéria se você está passando por isso e garanta já o seu Tribulus Power!
Testosterona para ser doce como um cordeiro?
Alguns animais exibem alterações de humor e comportamento relacionadas às flutuações sazonais do hormônio masculino.
Cientistas da Universidade de Edimburgo primeiro estudaram o comportamento de certas ovelhas. No outono, seu nível de testosterona explode durante o período de cio e cai no inverno.
Período durante o qual as ovelhas perdem o interesse pelo sexo.
Os resultados obtidos vão contra certas idéias recebidas. Embora a testosterona esteja geralmente ligada ao comportamento agressivo, os animais eram mais propensos a se machucar fora da estação de acasalamento.
Ao se concentrar no comportamento de oito ovelhas, o Dr. Lincoln observou que o número de conflitos estava inversamente relacionado ao nível de testosterona.
No inverno, os animais ficam nervosos, antissociais e atacam de maneira irracional.
Posteriormente, essa mesma “síndrome do homem irritável” foi observada em veados, carneiros selvagens, renas e elefantes indianos no final da estação de acasalamento.
O homem é escravo da testosterona?
Vários estudos testemunham o efeito da testosterona em certos distúrbios psicológicos masculinos.
Homens com produção insuficiente de testosterona ficam irritados e deprimidos assim que param a terapia de reposição hormonal. Da mesma forma, tomar uma testosterona de reposição melhora rapidamente o humor.
Em maio de 2000, pesquisadores da Universidade de Harvard compararam os níveis de testosterona em homens HIV positivos que sofreram perda de peso relacionada ao HIV/AIDS.
Embora limitado a um determinado tipo de população, este estudo descobriu que homens que tinham baixos níveis de testosterona eram mais propensos a sofrer de depressão.
Finalmente, homens deprimidos que receberam injeções regulares de testosterona tiveram uma melhora no humor.
Mas são mais transtornos do humor (distimia) do que as principais depressões que parecem diretamente relacionadas aos níveis de testosterona.
Por exemplo, um estudo recente descobriu que homens com distimia apresentavam níveis mais baixos de testosterona do que aqueles que sofriam de depressões graves ou estavam livres de pensamentos negativos.
Estresse e hormônios: os irmãos inimigos
Ao contrário da síndrome pré-menstrual ligada ao ciclo ovariano de uma mulher, acredita-se que as flutuações hormonais estejam ligadas a experiências traumáticas, como luto, divórcio ou doença grave.
Muitos estudos em animais já destacaram o link “estresse e testosterona”, mas muito pouco em humanos.
O que David Abbott, especialista americano em hormônios, entrevistado pelo New Scientist, lamenta que ” o efeito da testosterona tenha sido ignorado.
Quando um tipo se torna irritadiço, os pesquisadores tentam explicar o fenômeno em níveis. Eles não sabem que os níveis de testosterona também estão caindo. “
Mas essa opinião não é compartilhada por toda a comunidade científica.
Segundo o Dr. David Handelsman, da Universidade de Sydney, as flutuações da testosterona nos seres humanos são incomensuráveis com as observadas nas ovelhas, com uma exceção: as taxas caem 90% nos homens que precisam de interferência cirúrgica após câncer de próstata.
Síndrome do homem irritável: informação ou intoxicação?
Em relação ao comportamento humano, o humor é um parâmetro altamente subjetivo. Além disso, embora a TPM ainda tenha dúvidas para alguns especialistas, a síndrome do homem irritável não deve aparecer na enciclopédia médica por algum tempo.
Alguns psiquiatras vêem essa terminologia apenas como um termo novo e mais admirável para a depressão masculina .
Como a andropausa, a síndrome do homem irritável reflete o crescente interesse dos pesquisadores pela influência das flutuações hormonais nos seres humanos.