O Bilhete Único está presente na vida de quase todos os paulistanos, mas poucos sabem realmente quem criou o bilhete único em SP, como ele funciona e como fazer o cancelamento bilhete unico.
Se você também faz uso e não conhece a história por trás dessa criação, e deseja mais informações, continue lendo a matéria e se surpreenda!
Quem criou o bilhete único em SP?
O Bilhete Único em São Paulo foi criado pela empresa São Paulo Transporte S/A – SPTrans, a mesma empresa que é responsável pelos ônibus e ligada ao governo Municipal do Estado de São Paulo.
O inicio do projeto se deu em 1992, através do candidato a prefeito Eduardo Suplicy, mas apenas em 1995 a Câmara Municipal aprovou o projeto, prevendo integrações de 2h30, projeto do então vereador Carlos Zarattini, mas tal projeto foi vetado pelo prefeito Paulo Maluf.
O projeto foi novamente citado em 1996, mas apenas em 18 de Maio de 2004 que o projeto foi finalmente lançado.
Ao longo dos anos, o sistema do Bilhete Único passou por incontáveis mudanças até finalmente chegar ao que conhecemos hoje.
Como funciona o Bilhete Único em SP?
Contando com mais de 8,5 milhões de cartões expedidos até o ano de 2006, o Bilhete Único atua junto a uma frota de 15.000 ônibus e 7,3 milhões de viagens até a mesma data.
Também já foi considerado a 2ª maior solução de bilhetes eletrônicos do mundo, perdendo apenas para o cartão Octopus de Hong Kong.
Atualmente, é possível que o usuário faça uso do Bilhete Único em até 4 viagens de ônibus dentro de um determinado tempo, pagando apenas a primeira passagem.
Além dos ônibus, o Bilhete Único também é aceito no Metrô e nos trens da CPTM, permitindo a integração entre esses meios de transporte.
Caso o cidadão faça uso de uma viagem de metrô ou trem, ele pode fazer até três viagens de ônibus.
Como emitir o Bilhete Único em São Paulo?
A emissão do Bilhete Único em São Paulo depende muito do tipo de cliente. Caso o usuário seja estudante, é necessário que a escola ou universidade envie os dados do aluno para o SPTrans.
Para idosos de 60 anos acima, é preciso enviar pelos Correios uma cópia simples dos documentos abaixo para a Caixa Postal 77075 – CEP:01014-970. Os documentos são:
- Documento de Identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Uma foto 3×4;
- Telefone para contato.
Para o Bilhete Único comum, é preciso que o cliente faça seu cadastro no site do Bilhete Único ou em um dos Postos de Venda da SPTrans.
Como cancelar o Bilhete Único?
Primeiro é preciso entender que para solicitar o cancelamento do Bilhete Único, é preciso que a solicitação seja feita pelo Titular.
O usuário deve entrar em contato com um dos canais de atendimento disponíveis, confira abaixo:
- Central 156: Para usuários da Capital;
- CPTM 0800 0550121: Para clientes de outros municípios
- Posto de atendimento da SPTrans e Terminais de ônibus.
Se você deseja iniciar processo de cancelamento do seu Bilhete Único, saiba que para isso é necessário estar com o cartão em mãos ou o número.
No caso do cancelamento presencial, você pode apresentar um documento oficial com foto ao invés do cartão ou o número do Bilhete Único.