A Lei Maria da Penha garante atendimento integral pra mulher mediante uma rede de proteção à mulher. Essa rede é integrada por diversas instituições, por exemplo: Ministério Público, a Polícia que tem um setor específico para atendimento apenas para a mulher vítima de violência doméstica e a Defensoria Pública.
Se você sofre algum tipo de violência, não precisa ser só física, procure a Delegacia da Mulher mais próxima a você, ou, também,
busque a Defensoria Pública. Caso você não se sinta segura a ir pessoalmente a algum órgão de ajuda, você pode ligar para o Disque 180.
Esse é um canal do Ministério da Justiça especializado para atendimento deste tipo de vítima. A Lei Maria da Penha fez 12 anos em agosto deste ano (2018), mas infelizmente nós não temos motivos para comemorar. A violência contra mulher, infelizmente, é cada vez mais crescente. Os índices têm aumentado.
Isso não significa que a violência não existia, é que a violência antes era subnotificada. Hoje, com o acesso à informação, nós percebemos que a mulher vítima de violência doméstica tem buscado a rede de atendimento para garantir a preservação dos seus direitos.
Você assistida que tem alguma dúvida sobre o assunto, pergunte pra Defensoria.