Os usuários do Tim Pré Top têm uma grande quantidade de 4G para utilizar no seu dia a dia, conseguindo mandar vídeos, acessar redes sociais, ler e escrever e-mails, jogar e muito mais.
No entanto, saber como economizar o 4G é fundamental para que o pacote de Internet do celular dure mais e não seja necessário contratar pacotes adicionais para continuar conectado.
Para ajudar, existem algumas dicas para economizar os dados móveis e elas serão mostradas a seguir.
Ficar atento ao desligamento do 4G
É muito comum que os usuários cheguem em um ambiente que tem wi-fi ou em que não possam usar celular e se esqueçam de desligar os dados móveis.
Esse é um grande erro porque faz com que não haja 4G na hora em que ele de fato é necessário.
Por isso, é fundamental lembrar-se de desativar os dados móveis sempre que eles não forem ser usados.
Evitar fazer downloads
Sempre que qualquer coisa é baixada, a quantidade de 4G usada é muito grande e não importa se é apenas um arquivo: o ideal é evitar fazer qualquer tipo de download enquanto os dados móveis estiverem ativos.
Uma boa solução é atentar para os serviços premium dos aplicativos de streaming: no Youtube Music, por exemplo, os assinantes podem fazer downloads de músicas (com o wi-fi) e reproduzir a sua lista totalmente offline, sem ser necessário ativar os dados móveis.
A Netflix oferece a mesma coisa: os seus assinantes podem fazer downloads de filmes inteiros ou de episódios de séries e assistir offline, sem qualquer tipo de acesso à Internet, inclusive 4G.
Abrir mão das redes sociais
É preciso grande consumo de internet móvel para que o aplicativo do Facebook seja usado, por exemplo.
Dessa forma, é recomendado deixar um pouco de lado as redes sociais, se o objetivo é economizar o 4G.
O WhatsApp, contudo, é um caso à parte: muitas vezes, ele é oferecido de modo ilimitado, sem afetar os dados móveis.
Para se certificar sobre essa informação, o melhor é o usuário ligar para a sua operadora.
Evitar o envio de mídia
Essa é uma dica que abrange todo tipo de bate papo: a maioria deles permite que os usuários mandem não apenas mensagens escritas, mas mídias também.
Sendo assim, é comum que as pessoas mandem áudios, vídeos e fotos, mas o problema é que esse envio demanda muito uso de 4G.
Pensando nisso, é preferível sempre gastar um tempo a mais escrevendo e deixar o envio de memes e outros arquivos para quando houver uma conexão wi-fi à disposição.
Informe-se sobre os aplicativos e funções que precisam de mais internet
Os celulares e tablets sempre oferecem informações sobre o quanto de internet móvel cada um dos aplicativos está consumindo.
Para ter acesso a isso, é só fazer uma consulta às configurações e recomenda-se aproveitar para desativar as maiores fontes de gasto dos seus dados móveis.
Inclusive, já existem apps especialmente criados para monitorar o uso de internet móvel.