Muitos serviços, inclusive documentais, podem ser realizados pela Internet. Isso faz com que alguns paulistas considerem se o seu RG pode ser tirado virtualmente, sem a necessidade de ir ao Poupatempo.
Infelizmente, isso ainda não pode ser feito: todas as pessoas que querem uma segunda via da carteira de identidade (assim como a primeira via) têm de ser atendidas presencialmente em algum posto para fazer o RG Poupatempo.
Porém, existe uma parte que se faz pela Internet: é o agendamento. O órgão paulista tem uma página na qual os cidadãos escolhem a hora e o dia em que podem emitir a sua carteira de identidade.
Além disso, dá para desmarcar e depois selecionar outro dia para atendimento, de acordo com a disponibilidade do cidadão.
Como realizar o agendamento do RG em SP
A página do Poupatempo é https://www.poupatempo.sp.gov.br/ e a pessoa deve clicar em “Carteira de Identidade”, que é a primeira opção dentre os serviços mais solicitados.
Determinando se é primeira via ou segunda, se a pessoa é maior de idade ou não e se é naturalizada ou nata, vai aparecer um simulador de agenda para que se selecione o dia do atendimento. O paulista pode selecionar, inclusive, o Poupatempo que for mais próximo à sua residência.
O órgão também manda para o e-mail cadastrado todos os dados sobre o que foi agendado: em que unidade será, qual é a hora, o dia e com quanto tempo de antecedência o cidadão precisará chegar.
Os eventuais cancelamentos também são pelo site do Poupatempo.
O que é preciso para tirar a 2° via do RG em SP?
A pessoa que perdeu o seu RG ou que foi roubada/furtada deverá procurar a Polícia Civil e fazer um boletim de ocorrência.
Além de levar o B.O no dia agendado, será preciso levar carteira de casamento ou de nascimento, comprovante de residência e, se a pessoa quiser, o seu CPF, que será colocado no documento.
O cidadão não pode se esquecer de levar duas fotos 3×4 que sejam digitais, com o cuidado de não estar com uma roupa clara demais, com tomara que caia ou com regatas.
O cidadão que precisa utilizar algum aparato no rosto ou na cabeça, seja por indicação médica ou religiosa, deverá levar ao Poupatempo um documento que comprove essa necessidade.
Taxa para fazer RG em SP
A segunda via do RG em São Paulo custa R$ 38,55, com a gratuidade sendo dadas às pessoas que têm de 60 anos (mulheres) ou 65 anos (homens) em diante.
Indivíduos que tiraram a carteira de identidade e notaram erros de digitação podem fazer outra via de graça, desde que a peçam em até 3 meses.
Também é dada gratuidade aos cidadãos que assinarem o termo de pobreza, bem como aos que estão desempregados há mais de 90 dias. Porém, será obrigatório mostrar a CTPS como forma de confirmação.
Quem mora em região onde foi declarada calamidade pública por causa de desastres naturais também pode fazer o RG de graça, tendo 2 meses para pedi-lo.
se eu fizer pela internet consigo fazer sem pagar?