Tratar da terceira idade é algo que realmente merece bastante atenção.
Embora antigamente a expectativa de vida fosse melhor, e com o avanço médico e tecnológico houve uma melhora no estilo de vida de muitas pessoas, sabemos que a condição da terceira idade ainda é delicada.
Com os anos, principalmente aqueles que levaram um estilo de vida sedentário, com muitos vícios como em álcool, cigarro e drogas, e até mesmo a predisposição genética acabam chegando à terceira idade com a saúde comprometida.
Nessa matéria, iremos tratar sobre as doenças mais frequentes e os medicamentos mais consumidos por homens da 3ª idade. Vamos conferir!
Doenças mais comuns em homens na terceira idade
Doenças cardiovasculares
As doenças cardiovasculares incluem infarto, angina, insuficiência cardíaca e muitas outras. São causadas normalmente pelo sedentarismo, diabetes, colesterol alto, obesidade e tabagismo.
Homens que possuem doenças cardiovasculares acabam sentindo muita falta de ar, inchaço, palpitações e dores no peito.
A melhor forma para lidar com as doenças cardiovasculares é através da prevenção, sempre mantendo o corpo em movimento com atividades físicas frequentes, evitar o cigarro, manter uma dieta equilibrada e combater o colesterol e diabetes.
Em 2016, os remédios para doenças cardiovasculares lideravam o mercado farmacêuticos, e os mais vendidos eram: medicamentos diuréticos, inibidores de ECA, agentes betabloqueadores e digitálicos.
Impotência sexual
Seja chamada de impotência sexual ou disfunção erétil, quando o homem chega na terceira idade ele pode sofrer deste grande problema.
Os fatores de risco costumam ser: obesidade, diabetes tipo 2, tabagismo, consumo excessivo de álcool, remédios ou drogas e muito mais.
Dessa forma, o homem que sofre com a impotência sexual pode usar remedio para ereçao para combater seus sintomas e voltar a ter satisfação sexual.
Atualmente existem inúmeros remédios que devem ser prescritos por um médico especializado.
Hipertensão
Hipertensão, também conhecida como pressão alta é uma doença crônica que pode ser causada por obesidade, sedentarismo e excesso de estresse.
A Hipertensão não possui sintomas gerais, mas pode provocar dor de cabeça e tontura.
A melhor forma do homem na terceira idade lidar com a hipertensão é através da prevenção, mantendo uma alimentação saudável com pouco ou nenhum sal, controlar ou eliminar bebidas alcoólicas e fazer atividades físicas regulares.
Os remédios para pressão alta podem ser: Diuréticos, vasodilatadores, Bloqueadores dos canais de cálcio, IECA e Beta Bloqueadores.
Alzheimer
O Alzheimer não possui uma origem definida ainda, mas caracteriza-se como uma doença cerebral degenerativa. Entre os seus sintomas estão a concentração diminuída, perda de memória, esquecimento, confusão com datas e dificuldades em tarefas simples.
Sua prevenção se dá através do estímulo de atividades contínuas, alimentação adequada, exercício da memória e acompanhamento médico.
O tratamento medicamentoso é voltado para o controle dos sintomas e retardamento da degeneração causada pela doença, ela se dá através de medicamentos tipo: Anticolinesterásicos (que pode ser tomado de forma oral ou através de adesivos), Memantina, Antipsicótico, Ansiolítico e Antidepressivos
Perda da Audição
A Perda da audição é muito comum quando se chega na terceira idade, normalmente causada por fatores hereditários, exposição prolongada a ruídos altos, doenças como meningite e alguns tipos de analgésicos.
Os maiores sintomas são a dificuldade de entender o que é falado, necessidade de aumentar o volume, dificuldade para ouvir ao telefone e outros.
As ações contra a perda de audição devem ser preventivas, evitando ambientes muito barulhentos, músicas altas e sempre trabalhar com proteção auricular – quando necessário .