Reeducação Alimentar Para Perder Peso – Passo a Passo

Como fazer uma reeducação alimentar para perder peso, e ainda ter mais saúde. Confira abaixo um passo a passo:

Passo 1 – Consulte seu médico

Reeducação na forma de você se alimentar, para perder peso rápido, com um cardápio simples é fácil de conseguir realizar, mas sem consultar um médico? Você acha isto uma boa ideia? Pois não é. Parece um pouco simplista e óbvio, mas muitas pessoas esquecem disto.

Nenhuma dieta funciona se seu organismo não estiver saudável. Existem muitos perigos para quem tenta se ´”reeducar”, pois muitas vezes uma reeducação alimentar mal feita pode ser prejudicial, pode até ter um efeito contrário. Siga o passo a passo de como comer melhor, e toda a sua vida mudará para melhor.  Este blog não tem por intenção ser sensacionalista, apenas informar, e ser um local para dividir e compartilhar. Mas você pode navegar a internet por dias, e ver fotos de antes e depois da reeducação alimentar que muitas pessoas fizeram com sucesso.

Passo 2 – Consulte um nutricionista

Nenhuma reeducação alimentar que possa ser levada a sério, passa sem o auxílio deste profissional. Esta vai ser a pessoa que vai nortear sua nova empreitada, rumo à saúde. Com dietas simples e eficientes para você emagrecer e perder peso, fazer sua reeducação alimentar com um nutricionista é fundamental.

Ele é seu aliado. Faça uma consulta antes de começar qualquer dieta maluca, ou radical, e mesmo que você não consiga levar na risca tudo o que conversaram na consulta, procure sempre adicionar hábitos novos ao seu dia a dia. Quando um comportamento se torna um hábito, você não precisa mais se preocupar com ele. Ele se torna natural. Aí é hora de você adicionar mais alguns componentes na sua nova educação. Faça check-ups periódicos, aqui.

Passo 3 – Para perder peso, comece devagar

Consultar nutricionistaA reeducação alimentar diz respeito à aquisição de novos hábitos e valores, por isto é importante não forçar a barra. Nenhum novo hábito pode ser imposto na vida de nenhuma pessoa. É um caminho longo, mas que vale a pena. Procure adicionar coisas boas e novas toda a semana, e da mesma forma, retirar certas coisas que você sabe são ruins, como por exemplo o açúcar do café ( eu sei, essa é muito difícil, mas eu consegui. Num outro artigo eu conto como eu fiz esta façanha! ).

Tente adicionar na primeira semana, a ingestão de sucos naturais e água, em vez de refrigerante. Quando você sentir que está completamente adaptada, e que não sente mais aquela vontade irresistível de um guaraná ou coca, aí saberá que é hora de procurar outro comportamento para mudar. Como adicionar peixes, ou diminuir a carne vermelha, por exemplo.

O interessante seria começar sua reeducação alimentar com o seguinte cardápio simples:

Semana 1 – Café da manhã

Mude somente seu café da manhã: Em vez de tomar uma xícara de café preto, procure acordar mais cedo e preparar o café com calma. Introduzindo algumas frutas. Uma salada de frutas é uma ótima opção

Semana 2 – Café da manhã e jantar

Como é sempre mais difícil de administrar o almoço, por que geralmente se está na rua, eu comecei com a janta primeiro. Parei com as massas e frituras no jantar, e já fez um efeito incrível.

Também é importante determinar uma hora para sua última refeição do dia. Depois desta hora proíba-se de ingerir mais alimentos.

Semana 3 – Café da manhã almoço e jantar

Agora você já tem conhecimento suficiente para continuar seu passo a passo sozinha. Pode escolher as comidas que consome fora de casa. Todos os restaurantes a quilo servem muitos tipos de saladas e legumes. Com um pouco de paciência, você chega lá.

Semana 4 – Café, almoço, jantar e lanches

Bom depois daquilo tudo, espero que você já seja uma expert em reeducação alimentar. Pode ir para o passo seguinte e incluir lanches, como barra de cereais e frutas no trabalho, aula, etc.

Passo 4 – Aprenda coisas novas

Opte por um cardápio simples para se reeducar. Você pode conseguir coisas incríveis na internet. Muitos cardápios simples para você emagrecer rapidamente, fazendo sua própria reeducação alimentar. Eu mesmo fiz isso passo a passo, e o principal disto é estar sempre disposto a aprender mais e mais. Reeducação alimentar perder peso, hoje. Você pode conseguir uma infinidade de artigos, ebooks, e dietas para te orientar a fazer o melhor no seu dia a dia.

Passo 5 – Compartilhe com suas amigas

Fazer reeducação alimentar sozinha é muito bom, já imaginou como seria, se você pudesse compartilhar suas experiências? Ou se pudesse aprender e dividir o aprendizado com alguém que tem o mesmo objetivo que você? O que você acha de dividir as dificuldades e compartilhar as alegrias de vencer na sua nova vida? Se você não tiver muitas amigas ou amigos interessados em começar a reeducação juntos, experimente algum grupo do facebook. Simplesmente digite em grupos: quitoplan mercado livre, reeducação alimentar passo a passo, ou como fazer reeducação alimentar sozinha? Siga os passos do artigo, e lembre-se: sozinho é sempre mais difícil, mas nunca impossível. Se eu consegui me reeducar, você também consegue.

Passo 6 – Procure um cardápio simples e barato

A alimentação é a parte mais importante da sua despesa mensal, por isto, quanto menos você gastar com novidades no começo, melhor. E te digo uma coisa: quando eu mudei, depois de algum tempo aprendi a gastar menos. Menos ainda do que quando comia como um louco, tipo macarronada depois das 22 horas. Nas feiras livres você encontra um cardápio simples, barato e delicioso. Além de altamente nutritivo e sem gorduras ou açúcares tão ruins para sua reeducação alimentar. 

Passo 7 – Experimente

Uma reeducação alimentar séria, requer como um passo fundamental, a experimentação de alimentos novos, receitas novas. Muitos alimentos que você nem sabia que existiam podem ser saborosos, e você pode até vir a gostar deles a primeira vista. Vá à feirinha do seu bairro e converse com o feirante. Você nem tem ideia do que pode aprender. Eu aprendi muito indo ao açougue ou à peixaria e conversando com os atendentes. Eles sempre têm uma dica de receita, temperos, ou até mesmo te ´confessam´ qual os legumes, ou carnes que chegaram no dia e que estão super frescos. Dá última vez que fui na venda do meu bairro, aprendi uma receita de hambúrguer com carne magra incrível. ( Tema para um próximo artigo )

 Passo 8 – Não caia na bobagem de “contar calorias”

Contar calorias

A coisa mais ridícula que eu já ouvi de quem quer ficar em forma, é que é preciso contar calorias. Esqueça isto, já! Quem fica contando calorias, no final não consegue chegar a lugar nenhum. Nem emagrecer, nem consumir calorias, nem contar nada direito. Acaba desistindo por ser indisciplinado. Ao invés disto, procure saber o que você está ingerindo. Quais são os nutrientes e benefícios que estes trazem para sua nova dieta. Quais os tipos de gorduras, quantos carboidratos, proteínas, etc. Assim, você só tem a ganhar a longo prazo, educando-se, e fazendo com isto, que sua reeducação aconteça de forma mais natural possível.

 Passo 9 – Faça listas

Liste tudo o que você irá comer na semana seguinte. Depois vá no supermercado e compre somente o que está na lista. Importante: alimente-se bem antes de entrar pela porta do supermercado. Ali tem várias armadilhas deliciosas, que os profissionais que trabalham lá conhecem muito melhor que você. Você sabia que os produtos de primeira necessidade, como leite e pão, ficam ao fundo da loja, somente para que você tenha a tentação de no caminho, comprar algumas coisas que não precisa? Pior, que não precisa e que podem até fazer você ingerir aquelas malditas calorias a mais! O supermercado é um lugar extremamente estratégico para os vendedores. Lá, sua reeducação corre um sério risco de se virar contra você.

Faça também listas de seu peso, toda a semana. E medir a barriga, com uma fita métrica também te deixará motivado.

Passo 10 – Volte ao seu médico

Isso mesmo, não o abandone. Pegue seus exames, faça uma lista do que consumiu nos últimos meses e leve para ele. Novos exames, a balança e suas calças antigas não vão mentir. Diga a ele como você conseguir fazer reeducação alimentar sozinha, e continue com firmeza. É importante manter um diálogo direto e franco com o seu médico, e fazer um acompanhamento constante e periódico. Somente assim você vai estar 100% segura do rumo que sua saúde está tomando.

 

One thought on “Reeducação Alimentar Para Perder Peso – Passo a Passo

Comments are closed.