O desejo sexual não desaparece à medida que envelhece e é natural continuar a querer fazer sexo. O sexo na vida adulta pode ser diferente de quando você era mais jovem, mas embora possa ser necessário fazer alguns ajustes, envelhecer não significa desistir do sexo. Você também pode pensar a medida que envelhece: Broxei, o que eu faço agora?
Como eu falo com meu parceiro sobre sexo?
Se você está com seu parceiro há muito tempo ou está começando um novo relacionamento, falar sobre sexo é vital para garantir que você tenha uma vida sexual satisfatória.
Se você está em um novo relacionamento, discuta as expectativas um do outro. Fazer isso primeiro irá garantir que cada um de vocês saiba o que você quer do seu tempo juntos.
Coisas para discutir poderiam ser:
- se ambos querem ter um relacionamento sexual;
- seus gostos e desgostos;
- qualquer nervos que você tem sobre fazer sexo;
- qualquer dificuldade física que você tenha em relação ao sexo.
Mesmo que você esteja com seu parceiro há algum tempo, falar abertamente sobre suas necessidades pode aproximá-lo.
Se você acha que está lutando para ter uma vida sexual gratificante com seu parceiro por causa de disfunção sexual ou doença, conversar com seu médico pode ser útil.
Como faço para superar ansiedade sobre sexo?
Algumas pessoas sentem-se ansiosas em relação a sexo, especialmente se estiver com alguém novo, se você estiver retomando sua vida sexual com seu parceiro após uma doença ou se estiver sozinho há muito tempo.
Muitas pessoas se sentem constrangidas com um novo parceiro. Lembre-se de que a outra pessoa provavelmente sente o mesmo. É importante estar aberto com seus sentimentos, pois isso os deixará à vontade.
A melhor coisa que você pode fazer é ter tempo para relaxar juntos. Isso pode significar tomar uma taça de vinho, bater papo ou passar o tempo afagando – o que quer que funcione para você.
Se você está lutando para relaxar:
- Algumas pessoas acham que ler ficção erótica pode ser uma maneira divertida de começar;
- Você pode tentar explorar seu próprio corpo para se familiarizar com o que gosta e o que não gosta;
- Exercícios de assoalho pélvico podem ser uma boa maneira de relaxar seus músculos.
O sexo libera os mesmos produtos químicos que são liberados quando você se exercita. Isso levanta o seu humor e pode fazer você se sentir mais relaxado.
Como eu supero problemas sexuais?
É importante estar ciente de que o sexo pode não acontecer com a espontaneidade de quando você era mais jovem. Homens e mulheres podem ter problemas diferentes, mas existem soluções e tratamentos possíveis.
Mulheres
Uma vez que você atinge a menopausa por volta dos 50 anos, os sintomas podem continuar por meses ou anos e podem prejudicar sua confiança.
Junto com ondas de calor, suores noturnos, humor e ansiedade, você pode notar sua vagina tornando-se seca, o que pode dificultar o sexo. Você pode comprar lubrificantes on-line ou na farmácia, o que pode ajudar a tornar as coisas mais confortáveis.
Você pode experimentar uma queda em seu desejo por sexo. Se assim for, o seu médico pode sugerir possíveis tratamentos.
Homens
Você pode ter problemas para manter uma ereção. Esse é um problema comum que afeta mais de 40% dos homens com 60 anos ou mais, então você não está sozinho. Tente não se preocupar com isso, pois a ansiedade pode piorar o problema e ter certeza de que há coisas que você pode fazer para superar o problema.
Existem muitas causas de disfunção erétil: pode ser um problema físico ou emocional, ou se relacionar com a medicação que você está tomando. Outras disfunções sexuais comuns podem incluir a ejaculação precoce ou a perda do desejo sexual.
É melhor conversar com seu médico para descobrir o que pode estar causando esses problemas, e sobre possíveis soluções, que podem incluir medicamentos para impotência, como o Viagra. Você deve sempre consultar um médico antes de tentar qualquer tratamento de impotência, especialmente se estiver tomando medicação para outras condições, como pressão alta.
Problemas como esses podem levar um ou ambos os parceiros a se sentirem desapontados ou rejeitados. Conversem juntos como um casal e saibam que as causas dos problemas sexuais podem ser tratadas com medicação, terapia ou tentando coisas novas juntas.
Aumentando sua confiança
Se você achar que está sentindo falta de confiança no quarto, isso pode afetar seu desejo por sexo.
Nossa sociedade coloca grande ênfase em olhar jovem, a fim de ser atraente e isso pode levar algumas pessoas mais velhas a sentir que eles não são mais desejáveis. Mas você pode ser confiante e atraente em qualquer idade.
Para ajudar a aumentar sua confiança, você poderia:
- Compre brinquedos eróticos;
- Experimente alguns produtos perfumados como óleos corporais ou loções;
- Procure por um remédio para ereção natural e combate a ejaculação precoce
- Tente um novo corte de cabelo.
Se você é autoconsciente com relação ao seu corpo, adotar uma dieta saudável ou fazer atividades físicas regularmente pode ajudar a aumentar sua confiança, além de proporcionar mais energia.